Notícias Semanais Debian - 1 de Novembro de 2005

Bem-vindo(a) à quadragésima quarta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Nathanael Nerode relatou que as versões atuais do GCC suportam o antigo processador i386 novamente, e portanto o Debian pode manter a compatibilidade com o i386 no futuro lançamento do etch.

Calculando Dependências de Pacotes de Desenvolvimento. Jay Berkenbilt propôs trabalhar em um script para o debhelper que ajude a calcular as dependências libtool para pacotes de desenvolvimento. Goswin von Brederlow apontou que com multiarch poderão haver arquivos .la concorrentes. Nenhum consenso em favor de tal script foi alcançado. Junichi Uekawa (上川 純一) mencionou o pacote d-shlibs, que contêm scripts para ajudar o mantenedor neste quesito.

Novo Pacote OpenSSL. Christoph Martin fez o upload de uma nova versão do OpenSSL, e Aurelien Jarno forneceu uma lista com mais de 300 pacotes que terão que ser reconstruídos. Jonas Meurer adicionou nomes dos mantenedores à lista. Henrique Holschuh pediu símbolos versionados para esta biblioteca, já que isto resolveria o problema de ligar-se a mais que uma de suas versões.

Relatório do Evento Berlinux. Meike Reichle escreveu um relatório sobre a exibição e conferência Berlinux que ocorreu em Berlim, Alemanha no final do mês passado. Membros do projeto Debian mantiveram um estande e deram várias palestras relacionadas direta ou indiretamente ao Debian. O estande demonstrou um ferrorama controlado pelo Debian de Frank Ronneburg e um Nokia 770 de Wolfgang Borgert.

Esforço para Alterar a Licença dos RFCs. Simon Josefsson iniciou um esforço para influenciar a IETF para alterar as condições de cópia dos RFCs, tornando-os mais amigáveis ao Software Livre. Ele está procurando assinaturas de desenvolvedores de Software Livre para suportar sua proposta de alteração da licença.

Construindo módulos do Kernel Automaticamente. Russ Allbery questionou como lidar com um pedido ao openafs-modules-source para construir módulos do kernel automaticamente sempre que o kernel é atualizado. Construir módulos do kernel separadamente do pacote fonte é uma idéia muito ruim, já que eles não podem ser atualizados pela equipe de segurança com facilidade. Andres Salomon adicionou que a infraestrutura para um pacote construir pacotes -source ainda não foi implementada.

Encaminhamento Automático dos Resultados das Suítes de Testes. Florian Ragwitz questionou como um pacote pode emitir os resultados da suíte de testes para os desenvolvedores upstream. A suíte de testes é executada durante o estágio de construção do pacote e é um recurso útil para os desenvolvedores. Daniel Jacobowitz propôs exibir os resultados durante a construção para que eles apareçam nos logs de construção, que estão disponíveis publicamente.

Discussão sobre o Cache de Ícones GTK+. Josselin Mouette está procurando idéias em como lidar com os caches de ícones na biblioteca GTK+, já que atravessar toda a árvore de diretórios consome muito tempo. Quando o cache não é reconstruído para ícones adicionados recentemente, os programas correspondentes não podem iniciar como usual.

Verificação pelo Status de Pacotes no Postinst. Frank Küster questionou se há algum método estabelecido para o script postinst determinar o status de outro pacote para prevenir uma segunda evocação de um programa que consome muito tempo. Ele afirmou que os pacotes Zope já tentam implementar um mecanismo "post-hook" geral com o APT. Ben Armstrong citou um trecho do postinst da libc6 que resolve o problema original.

Dependências dos Meta Pacotes GNOME. Arthur Edwards reclamou sobre o meta pacote gnome depender do pacote gnome-games, já que jogos são proibidos dentro de alguns ambientes governamentais. Ben Armstrong notou que, embora o meta pacote não seja essencial, removê-lo faz o usuário não se beneficiar de benefícios futuros.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 9 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 206 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 11 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Marco Carvalho e Paulo Marcondes.