Notícias Semanais Debian - 6 de Abril de 2004

Bem-vindo(a) a décima quarta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Manoj Srivastava enviou a chamada final para os votos sobre a eleição do líder do projeto e revelou que 351 dos 908 desenvolvedores já votaram. Andreas Schulde ainda está procurando por idéias para palestras na vindoura Conferência Debian.

Suporte para Hotplug no Debian. Joey Hess notou que o suporte para dispositivos hotplug é uma área na qual o Debian poderia liderar e diferenciar-se em integração, mas o pacote libgphoto2-2 diz que os scripts fornecidos não foram feitos para serem usados como padrão. Joey reclamou que parece haver pouco desejo para trabalhar nestes scripts e espera que outras distribuições fação coisas úteis por padrão quando dispositivos USB forem conectados.

Repositório Snapshot agora pode ser procurado por Pacotes. Fumitoshi Ukai (鵜飼 文敏) anunciou que ele implementou uma nova função em snapshot.debian.net para procurar por um pacote particular no grande repositório. Ele também preparou URLs de atalho do tipo http://snapshot.debian.net/package/<nome-do-pacote>. Domenico Andreoli e Branden Robinson agradeceram-lhe pelo ótimo trabalho assim como Martin Schulze, que sugeriu-lhe implementar esta função.

Esquema de nomenclatura dos computadores Debian. Depois que Lars Wirzenius questionou se ninguém mais se preocupa em escolher nomes para computadores com cuidado, comentários e revelações de Wouter Verhelst, Joshua Kwan, Scott James Remnant, Tollef Fog Heen e Jesus Climent, um administrador Debian explicou o esquema de nomenclatura usado em computadores .debian.org. A maioria deles é nomeado em homenagem a compositores antigos rococó ou clássicos, com algumas exceções.

RPM orfanado e não livre. Joey Hess orfanou o pacote rpm uma vez que a versão mais recente depende da biblioteca não-livre elfutils. Isto torna impossível para o Joey atualizar o pacote. Não poder incluir o rpm no Debian pode ter conseqüências graves - de problemas com a LSB ao aumento da dificuldade de rodar softwares de outras distribuições no Debian e vice-versa.

Alertas de Segurança do Debian compatíveis com o CVE. O projeto Debian anunciou que os Alertas de Segurança do Debian foram declarados compatíveis com o CVE na Conferência RSA 2004, em São Francisco, 24 de fevereiro de 2004. O projeto acredita que é extremamente importante fornecer informações adicionais relacionadas a questões de segurança que afetam a distribuição Debian aos usuários.

Distribuições Debian Personalizadas. Andreas Tille anunciou um artigo que ele escreveu sobre as Distribuições Debian Personalizadas, as técnicas usadas e os objetivos por trás delas. Isto é um pedido por colaborações implícito para todos aqueles de dentro e fora do projeto Debian. As Distribuições Debian Personalizadas tentam fornecer uma solução para grupos especiais de usuários alvos com pericias e interesses diferentes.

Colocando novos Kernels na estável. Andrew Pollock quis saber se seria possível colocar pacotes do kernel novos em versões estáveis do Debian, uma vez que ele está preocupado com questões de instalação do Debian. O gerente da versão estável explicou que novas versões não são possíveis uma vez que muitas coisas podem quebrar. Ao invés disso, ele encoraja interessados a manterem repositórios adicionais com pacotes do kernel atualizados.

Mentiras de Primeiro de Abril. A comunidade lançou uma porção de mentiras de abril, das quais nós estamos listando algumas. Pascal Hakim enviou um documento cobrindo melhoramentos aos lançamentos do Debian. Pablo Lorenzzoni tornou-se iluminado e quis migrar para um sistema operacional proprietário. A Sociedade da Internet determinou os requerimentos para o Protocolo Onisciência (RFC 3751). A Symlink relatou sobre um cara que quer lançar um processo de classe contra a Fundação do Software Livre. Finalmente, a pichação do pessoal da grsecurity na própria página foi um pouco estranha e assustou algumas pessoas.

Links adicionais para traduções. Nobuhiro Imai (今井 伸広) questionou se ele pode colocar links adicionais em traduções de páginas do Debian. Nestes casos a página original é ligada a recursos externos e a tradução em japonês está localizada em outro lugar. Gerfried Fuchs explicou que isto seria apreciado, e ele já adicionou tais links nas traduções alemãs. Ele também notou que não é necessário alterar nada caso a outra página também tenha a negociação de conteúdo habilitada.

Infraestrutura de l10n proposta. Jure Cuhalev propôs um novo esquema para o trabalho de localização do Debian, onde todas as equipes de tradução usariam um projeto Alioth que serviria como um gateway comum. A vantagem de tal sistema é que haveria menos trabalho para os mantenedores e tradutores para atualizarem suas traduções, como já é feito no debian-installer. No entanto, Denis Barbier explicou que deve-se lidar com isto com cuidado, uma vez que os pacotes tem que ser sincronizados e o mantenedor pode ter usado traduções diferentes.

Sistema de Gerenciamento de Bugs movido. O sistema de gerenciamento de bugs foi movido do master para o spohr mas o master ainda possui uma cópia atualizada regularmente. Esta foi movida para merkel, devido aos problemas de espaço em disco no master. Assim, Colin Watson pediu aos outros desenvolvedores que movam seus scripts relacionados para o merkel. O espelho é atualizado a cada quinze minutos.

Manutenção do Zope no Debian. Houve uma discussão sobre remover o Zope da testing. Ao invés disso, Jonas Meurer encorajou outros desenvolvedores a começarem a formar um grupo de manutenção uma vez que ele pode precisar de mais atividade dos mantenedores que outros pacotes. David Coe adicionou que os mantenedores atuais sempre aceitaram bons patches e uploads de não-mantenedor.

Doação Indireta de Redmond. Uma propaganda particular na edição atual da revista alemã Linux Magazin, criada e paga por uma companhia baseada em Redmond, não resultou somente em uma discussão (somente em alemão) sobre se uma revista orientada ao GNU/Linux deveria aceitar tal propaganda, mas também em uma grande doação ao projeto Debian.

Procurando por outros Sistemas Operacionais. Joey Hess relatou que ele está trabalhando com Josh Kwan para procurar por outros sistemas operacionais. Isto irá ser usado pelo debian-installer para criar configurações de boot que devem carregar outros sistemas operacionais também.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Nobuhiro Imai, Tomas Pospisek, David Moreno Garza e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.