Lançado o Debian GNU/Linux 3.0

19 de Julho de 2002

O Projeto Debian tem o prazer de anunciar o lançamento do Debian GNU/Linux versão 3.0. O Debian GNU/Linux é um sistema operacional livre, que agora suporta um total de onze arquiteturas, inclui os ambientes de desktops KDE e GNOME, possue programas de criptografia, é compativel com o FHS v2.2 e suporta o desenvolvimento de programas para o LSB.

Com a adição das arquiteturas IA-64 (ia64), HP PA-RISC (hppa), MIPS (mips, mipsel) e S390 (s390), o Debian GNU/Linux agora suporta um total de onze arquiteturas. Ele agora roda em computadores desde palmtops a supercomputadores e em quase tudo entre esses dois extremos, incluindo a última geração de máquinas de 64 bits.

Esta é a primeira versão do Debian a apresentar software criptográfico integrado à distribuição principal. OpenSSH e GNU Privacy Guard estão incluídos na instalação padrão e criptografia forte está agora presente nos navegadores e servidores web, bancos de dados e assim por diante. Maior integração do crypto está planejada para versões futuras.

Pela primeira vez o Debian vem com o Ambiente de Desktop K (KDE). O ambiente de desktop GNOME está atualizado para a versão 1.4, e o X ele mesmo está atualizado para o muito melhorado XFree86 4.1. Com a adição de muitos navegadores web gráficos livres completamente funcionais como o mozilla, galeon e konqueror, as ofertas do Debian para o desktop melhoraram radicalmente.

Esta versão do Debian suporta as versões 2.2 e 2.4 do kernel Linux. Além de melhor suporte a uma ainda maior variedade de hardware novo (como USB) e melhoras significativas na usabilidade e estabilidade, o kernel 2.4 oferece suporte aos sistemas de arquivo de journaling ext3 e reiserfs.

O Debian GNU/Linux 3.0 apresenta uma instalação mais simplificada e polida, que está traduzida para numerosas línguas. O sistema de tarefas foi refeito e tornado mais flexível. A ferramenta debconf torna a configuração do sistema mais fácil e mais amigável ao usuário. O Debian GNU/Linux pode ser instalado a partir de CD ou pela rede e alguns poucos discos flexíveis. Ele pode ser transferido por download agora, e em breve estará disponível em CD-ROM a partir devários vendedores.

Atualizações para o Debian GNU/Linux 3.0 a partir de versões anteriores são gerenciadas automaticamente pela ferramenta de administração de pacotes apt. Como sempre, sistemas Debian GNU/Linux podem ser atualizados sem transtornos, no local e sem nenhuma interrupção. Para instruções detalhadas sobre a instalação e atualização do Debian GNU/Linux, veja as notas de lançamento.

Esta é a primeira versão do Debian a ser compatível com a versão 2.2 do Padrão de Hierarquia de Sistema de Arquivos (FHS). O Debian GNU/Linux agora suporta software desenvolvido para a Base Padrão Linux (LSB), embora ele ainda não seja certificado pela LSB.

Usuários atuais do Debian podem ter interesse em saber que esta versão do Debian suporta dependências de construção, para auxiliar a construção de pacotes a partir do código fonte, e pinagem no apt, para facilitar atualizações parciais para o ramo testing. O aptitude é uma alternativa para o venerável programa dselect e irá tornar mais fácil a seleção de pacotes. Quatro mil novos pacotes de software foram adicionados à distribuição no Debian GNU/Linux 3.0.

Sobre o Debian

O Debian GNU/Linux é um sistema operacional livre, desenvolvido por aproximadamente mil voluntários espalhados pelo mundo que colaboram através da Internet. A dedicação do Debian ao software livre, sua natureza sem fins lucrativos e seu modelo de desenvolvimento aberto o torna único entre as distribuições Linux.

Os pontos chave da força do projeto Debian são sua base voluntária, sua dedicação ao Contrato Social Debian e seu compromisso em oferecer o melhor sistema operacional possível. O Debian 3.0 é mais um passo importante nessa direção.

Informação para contato

Para maiores informações, visite a página web do Debian em https://www.debian.org/ oum mante um email para <press@debian.org>.